quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Ciclos da Vida, Ciclos da História

Por muito tempo se aceitou a idéia de que a história poderia ser entendida pela noção de ciclos... ciclos formados por progresso, guerras, desastres e o fim.. e o recomeço, progresso, guerras...
Hoje já sabemos que a história da humanidade não pode ser reduzida a um destino previsível. Se assim fosse estariamos negligenciando aspectos da vida humana como o erro, o equívoco, o perdão, o tentar de novo, enfim, o papel do acaso na história.
Então, quando pensamos na História - não só na história das nações, das guerras... mas também a nossa História, como humano e agente do próprio destino - é fundamental que pensemos nestas possibilidades. Pois assim como modelos pré-concebidos de entendimento da história e esteriótipos ideais de pessoas perfeitas, textos prontos não dizem tudo a respeito da dinâmica da vida humana e não podem nos convencer do que sentimos e queremos.
É indispensável que levemos em consideração nosso próprio contexto, nossa própria história que por mais que esteja inserida na "grande História" tem suas singularidades e sua dinâmica própria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário