Paulo Freire nos deixou um legado intelectual sem tamanho. Uma de suas lições que mais acho fundamental é sobre a importância de se levar em consideração o universo cultural em que o educando vive.
É claro que nem todos os alunos tem um interesse grandioso pelo estudo da História. Em função disso, é fundamental a lição acima descrita bem como aliar a isso o conselho de Eric Hobsbawm de que o sentido da História passa questões que nos movem no presente.
É neste sentido que as Ciências Sociais, há cerca de duas décadas, vem valorizando aspectos da vida das pessoas como o pensamento, o ódio, a doença, o imaginário e, o mais importante para os seres humanos, o amor.
Qual educando nunca há de passar pelas dores e alegrias do amor? Ora, todos amamos. uns demonstram mais, outros nunca demonstram, alguns amam errado e tem até aqueles que aprendem a amar.
Uma Históra do amor, em sala de aula, é certamente um belo tema de discussão. Como aspecto da vida cotidiana de todos, torna-se de fácil ilustração.
Paulo Freire dizia que a educação é forma de mudança no mundo.
Eu aprendo, tenho História, minha história tem sentido e me modifico.
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